23 agosto 2005

Desenvolvimento Espiritual

É certo que a espiritualidade está de novo a ser descoberta e valorizada, e em sectores da sociedade estranhos e até afastados da Igreja, o que se calhar até é bom: consegue purificar-se a beleza que existe na relação com a Transcendência das «mesquinhices beatas» e «preconceitos eclesiásticos».
A tomada de consciência de que o ser humano procura uma resposta para as suas questões mais profundas, que não se esgotam num satisfazer de necessidades biológicas, e que superam a simples factualidade do dia-a-dia, lança cada ser humano na busca mais interessante da sua vida...

Image hosted by Photobucket.com

As pessoas que se dedicam a investigar e a teorizar sobre estas áreas (cf. Zohar Danah e Ian Marshall, Inteligência Espiritual, ed. Sinais de Fogo, Lisboa 2005), sintetizam algumas qualidades presentes naqueles que querem progredir espiritualmente:
1 - Praticam e estimulam o auto-conhecimento profundo;
2 - São levadas por valores. São idealistas;
3 - Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade;
4 - São holísticas (capacidade de ver a relação entre coisas diversas);
5 - Celebram a diversidade;
6 - Têm independência (capacidade de lutar contra as convenções);
7 - Perguntam sempre «porquê»?;
8 - Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo;
9 - Têm espontaneidade;
10 - Têm compaixão.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tenho que visitar mais este cantinho onde me posso encontrar com os meus amigos e com Ele, quando me encontro comigo própria. Por vezes vivemos uma vida tão atarefada e preocupada com os outros (marido, filha, pais, ...) e não temos tempo para nós próprios. Como poderemos ouvir Jesus que nos quer falar, quando não nos ouvimos a nós, não meditamos, não temos silêncio. Adorei o Blog, a música é *****.

José Avlis disse...

Caro Irmão LM

Aprecio bastante o seu blogue, até porque é (ainda) um dos raros Católicos que tem tal género de web-página dedicada Àquilo que realmente acreditamos e tentamos viver com todas as forças da alma, da mente e do coração; ou seja, Deus e toda a Sua Santíssima Vontade, sem preconceitos, hipocrisias ou cobardias...
Parabéns por tudo isso, LM!

Continue assim, ainda que todo o mundo seja contra, pois terá tanto maior valor o seu Apostolado; aliás, todos os Santos, a exemplo do próprio Filho de Deus, N. S. Jesus Cristo, fizeram isso mesmo, e agora gozam da Coroa da Glória eterna!

E eu mesmo, porque quero também partilhar activamente da Vida da Graça, criei também um blogue, dedicado à nova Evangelização...
Chama-se "Nova Evangelização Católica", e seria para mim uma honra se o irmão inserisse-o no índice do seu blogue, entre outros que já lá constam.
Eis o respectivo link:

http://nova-evangelizacao.blogspot.com

Saudações cristãs, em Jesus e Maria.

Mariano Pereira

Anónimo disse...

Olá amigo LM
Parabéns pela vida e por aquilo que transmites no teu blog...
EU