05 fevereiro 2006

O que é ser pobre?!?!

Um pai, bem de vida, querendo que seu filho soubesse o que é ser pobre, o levou para passar uns dias com uma família de camponeses.

O menino passou 3 dias e 3 noites vivendo no campo.

No carro, voltando para a cidade, o pai perguntou:

Como foi sua experiência?

Boa, responde o filho, com o olhar perdido à distância.

E o que você aprendeu? insistiu o pai.

O filho respondeu:

1 - Que nós temos um cachorro e eles tem quatro

2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até a metade do nosso quintal. Eles tem um rio sem fim, de água cristalina, onde tem peixinhos e outras belezas.

3 - Que nós importamos lustres do Oriente para iluminar nosso jardim, enquanto eles tem as estrelas e a lua para iluminá-los.

4 - Nosso quintal chega até o muro. O deles chega até o horizonte.

5 - Nós compramos nossa comida, eles cozinham.

6 - Nós ouvimos CD?s... Eles ouvem uma perpétua sinfonia de pássaros, periquitos, sapos, grilos e outros animaizinhos...tudo isso às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho que trabalha sua terra.

7 - Nós usamos microondas. Tudo o que eles comem tem o glorioso sabor do fogão à lenha.

8 - Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes... - Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos.

9 - Nós vivemos conectados ao celular, ao computador, à televisão. Eles estão 'conectados' à vida, ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família.

O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o

filho terminou:

- Obrigado, papai, por ter me ensinado o quanto somos pobres!

Cada dia estamos mais pobres de espírito e de observação da natureza, que são as grandes obras de Deus.

Nos preocupamos em TER, TER, TER, E CADA VEZ MAIS TER, em vez de nos preocuparmos em SER.

5 comentários:

Anónimo disse...

O querer ter é algo de instintivo; tem a ver com o assegurar a sobrevivência. Basta observar o comportamento das crianças pequenas...

caminante disse...

Cierto, tiene más el que menos necesita. Y descubrir los pequeños placeres de la vida en contacto con la naturaleza enriquece.
Magnífica lección la del pequeño.
Un fortñisimo abrazo.

Anónimo disse...

é verdade! estamos tão preocupados em suprir os nossos olhos que nos esquecemos de abastecer nossa alma e nosso coração.este não é só uma história,é uma liçaõ para nossas vidas que as vezes ficam tão vazias com nossos afazeres stressantes.Pai! dai a todos a luz que não se apaga! amém!

Anónimo disse...

esta história dá muito para reflectir, pois pensamos muitas vezes que as pessoas que vivem na aldeia são pobres mas se formos ver bem as pessoas da cidade ainda conseguem ser mais pobres (de espirito). Muitas das pessoas da cidade só pensam no luxo e ter mais do que o vizinho, logo os filhos vão ser igual aos pais pois não conhecem outra realidade.

Ecclesiae Dei disse...

Bela mensagem! Parabéns pelo Blog!

Paz e bem!