13 setembro 2005

Catequistas. Século XXI

O Departamento Arquidiocesano de Catequese, da Arquidiocese de Braga, publicou um material para a formação dos Catequistas. Aí estão reunidos os conteúdos cognitivos nucleares da formação de um catequista, até ao nível médio.
Para além do «saber» e do «saber fazer», a formação do catequista deve promover o «ser»: o seu crescimento na fé.
A utilização deste material formativo está dirigida a três momentos distintos: Curso de Iniciação à Catequese, texto base para o Curso Geral de Catequese e formação permanente pela leitura e consulta dos catequistas.
Este livro, que tem 177 páginas e um índice pormenorizado, está dividido nos seguintes capítulos:

  • História da Catequese
  • Teologia Catequética
  • Psicologia
  • Pedagogia
  • Didáctica
  • A Catequese Activa
É um material que vale a pena conhecer...
Image hosted by Photobucket.com

2 comentários:

Anónimo disse...

LM, quero agradecer-lhe o excelente trabalho que tem realizado na diocese, de modo particular com os catequistas. Parabéns e coragem!

marta disse...

N?o minimizando o prop?sito primeiro do livro (forma??o de Catequistas = Curso de Inicia??o + Curso Geral + forma??o permanente), do meu ponto de vista, engrandece este livro sobretudo a sua polivalval?ncia: aliada ? din?mica do incremento da f?, est? toda uma vertente hist?rica e pedag?gica.
Bom, depois duma primeira abordagem, fiquei pois rendida ao manual. N?o s? como catequista, mas tamb?m como peregrina nesta caminhada de f? que percorro em cada momento da minha vida como cat?lica. cidad?, colega de trabalho, amiga, filha, neta, etc....
Numa linguagem acess?vel, vemo-nos perante uma excelente compila??o que se revela, sem d?vida, num instrumento extremamente ?til ao servi?o da Nova Evangeliza??o.
Resumindo: fortemente recomendado! :-)