26 dezembro 2005

Persistência

«Se os escritores tivessem que esperar viver integramente o que dizem, não existiria no mundo nenhum livro, excepto a Bíblia. Apesar da distância entre a vida do escritor e o que diz, é necessário não calar-se, sobretudo quando os autores tentam viver o que escrevem; e o que escrevem pode humanizar, se não a muitos, pelo menos a alguns homens».
José António Merino

Pois é, na vida do Catequista passa-se o mesmo: por mais difícil que seja a missão, por mais longa que esteja a Meta... há sempre que tentar.

15 dezembro 2005

Natal 2005

Image hosted by Photobucket.com

«Natal! Depois desse dia, sabemos que o Amor salvará o mundo». Raoul Follereau


Com o final de 2005, em que celebramos mais um Natal, faço votos de que este Natal seja Santo, e que 2006 aconteça sob a bênção do Deus que nos preparamos para celebrar o Seu nascimento.

11 dezembro 2005

Irformar, Formar e Educar

Informar é fornecer um conjunto de dados.
Formar é orientar para a eficácia.
Educar é despertar potencialidades.

A informação é dada por quem sabe.
A formação é dada por quem pratica.
A educação é dada por quem vive.

Quem informa tem mais conhecimentos.
Quem forma tem mais experiência.
Quem educa tem mais vivência

A informação exige pesquisa contínua.
A formação exige progresso contínuo.
A educação exige aprofundamento contínuo.

Pela informação alargam-se os horizontes.
Pela formação alargam-se as possibilidades.
Pela educação alargam-se as capacidades.

A pessoa informada está mais prevenida.
Pode evitar melhor os problemas.
Pode caminhar com mais segurança.

A pessoa formada está mais esclarecida.
Pode conhecer melhor as situações.
Pode encontrar mais soluções.

A pessoa educada é mais consciente.
Pode mergulhar mais na realidade.
Pode encontrar o melhor caminho.

A pessoa informada é mais prudente.
A pessoa formada é mais eficaz.
A pessoa educada é mais feliz.

Image hosted by Photobucket.com

03 dezembro 2005

Dúvidas!!!!!

Image hosted by Photobucket.com


E esta, heim?!?

29 novembro 2005

Conselhos para ser um Catequista Simpático

- Aprenda a fixar os nomes dos catequizandos. O nome de uma pessoa muito importante para ele e indica o seu interesse por ele.
- Faça para que todos se sintam bem na sua presença.
- Adquira a capacidade de manter a calma e de não se perturbar facilmente.
- Não seja egoísta. Não dê a impressão de saber tudo. Seja natural e humilde.
- Torne-se atraente e alegre.
- Modele a sua personalidade de forma a evitar toda a agressividade.
- Tente remediar qualquer mal-entendido presente ou passado.
- Exercite-se no gostar das pessoas.
- Nunca deixe de se congratular e elogiar os êxitos dos outros e de expressar a sua solidariedade nos momentos difíceis.
- Procure ser sempre uma pessoa que vive da fé, para ter algo de mais transcendente a dar aos catequizandos.

(Adaptação de N.V. Peale)