25 outubro 2005

Atelier 8 - Festa da Profissão de Fé, nas Jornadas Nacionais de Catequese

Partilho aqui as conclusões do atelier sobre a Festa da Profissão de Fé, sublinhando a tristeza de estas não terem sido partilhadas pelo SNEC, lá em Fátima.


Num grupo composto por 56 pessoas de 14 dioceses de diversos pontos do país, começou por se fazer uma apresentação individual, momento em que se aproveitou para, também, se proceder à divisão em grupos. Para tal foi utilizada a técnica dos balões: dentro de uma caixa foram colocados balões de cinco cores diferentes; cada pessoa tirou, aleatoriamente, um balão; os grupos foram, então, organizados em função da cor que coube a cada pessoa.
Terminada esta tarefa inicial, o Pe. Luís Miguel fez uma reflexão sobre a Festa da Profissão de Fé, que serviu de ponto de partida para os trabalhos de grupo. Para este trabalho foram colocadas duas questões:

1. como se tem vivido esta festa nas paróquias?
2. como podemos melhorar a vivência desta celebração?

De seguida, vamos tentar sintetizar as conclusões a que os grupos chegaram, relativamente a estas duas perguntas.
No que respeita à primeira questão, foi salientado o facto de, nem sempre, esta ser mais uma etapa da caminhada catequética, mas antes um terminar da caminhada na fé. Quase todos os grupos manifestaram a sua preocupação por verem os pais arredados do percurso espiritual dos seus filhos, mesmo em momentos mais marcantes como são as celebrações, nomeadamente a da Profissão de Fé. Salienta-se, por outro lado, a consciência de que a Profissão de Fé, sendo uma renovação das promessas baptismais, deve ser vivida em comunidade, e é interessante referir que, na maioria das paróquias, esta festa se realiza por alturas do Pentecostes. Para que esta seja mais uma etapa e não um fim no percurso das crianças, há comunidades paroquiais que incentivam os elementos destes grupos de catequese a participar nas suas actividades comunitárias, tentando, deste modo, criar um sentido de compromisso com a comunidade e de amadurecimento na fé que, em muitos casos, estes pré-adolescentes ainda não demonstram.
Como propostas para melhorar esta Festa, salientam-se as relacionadas com a formação e empenhamento dos pais, na catequese e na vida comunitária e a integração dos adolescentes nas celebrações, realçando o compromisso que estes se preparam para assumir com a comunidade paroquial, nomeadamente através da promoção de retiros com os catequizandos, ou mesmo de organização de catequeses multigeracionais. No entanto, houve também quem chamasse a atenção para a necessidade de melhorar os catecismos desta fase.

Resumo elaborado pela Rosário do ;-)

24 outubro 2005

Eucaristia: Pão que mata a fome de plenitude!

O ser humano é um ser carencial (M. Zambrano), que tem que resolver diversas necessidades, inclusivamente espirituais, sempre tendendo para a plenitude. Toda busca se centra na grande procura, na procura do sentido, que se concretiza nestas perguntas: quem sou?; de onde venho?; para onde vou?; Para quê tudo isto?...
É que, às vezes, pode chegar-se conclusão de que:

«Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim(...).

Não sinto o espaço que encerro
Nem as linhas que projecto:
Se me olho a um espelho, erro -
Não me acho no que projecto».
(Mário de Sá-Carneiro)

É neste contexto, que eu observo cada dia pelas ruas da Cidade, que percebo cada vez melhor o Deus que se nos dá em alimento como pão: o Pão da Vida.
Cristo vê-nos com fome sede, conhece-nos, sabe que temos fome e sede de felicidade, de paz, de vida e de amor. Fome de autenticidade, de verdade e de integridade pessoal.
Porque Cristo é a Vida, e vida em abundância, nEle alimentamo-nos de verdade, de vida, de felicidade, de paz.
Na Eucaristia encontramos, de facto, a Vida que nos permite ter vida em abundância e vivificar os ambientes em que nos inserimos, nos quais fazemos caminho e onde experimentamos a salvação de Deus.

29 setembro 2005

Chegou a minha vez!!!!

Pois é, agora vou eu de férias! Finalmente...

Vemo-nos em Fátima, nas Jornadas de Catequese.
No final de Outubro volto ao blog, talvez com a Iniciação Cristã.
Um abraço
LM

Image hosted by Photobucket.com

Para pensar

Image hosted by Photobucket.com
Enviado pela Carla

27 setembro 2005

Oração

Nós te bendizemos, ó Pai,
pelo dom do Espírito que, por Teu Filho, concedes ao mundo.
Assim o fizeste no princípio, quando criavas o universo,
para que nascesse um mundo de luz e de vida,
capaz de ser habitado pelo homem.

Nós te bendizemos porque, mediante o Espírito,
continuas a criar, a conservar e a embelezar o Mundo:
bendizemos-te recriando, conservando e embelezando.
Bendizemos-te por teres posto o teu Espírito no homem,
e pelo dom contínuo que dEle nos fizeste ao longo da História:
Espírito de força e de prudência nos juizes e governantes,
Espírito de rectidão nos reis e no povo,
Espírito de lucidez e de coragem nos profetas.

Bendizemos-te, sobretudo, por Jesus Cristo,
o melhor do nosso mundo, o Homem por excelência:
Ele evangelizou os pobres, ajudou e fortaleceu a todos...
até que, ressuscitando, comunicou à sua Igreja,
e aos que te buscam de coração sincero,
o dom do seu Espírito.

Que esse mesmo Espírito nos dê coragem para trabalhar
pela Verdade, a Justiça e o Amor,
Luz para conduzir a todos,
Disponibilidade para servir,
Gratuidade para amar,
Fortaleza para esperar.

Pai, que o teu Espírito de Amor traga a Unidade à tua Igreja.
Faz-nos sensíveis à sua presença no Mundo e na História,
ajuda-nos a descobrir a sua acção
na ciência, na cultura, no trabalho, na técnica, na arte,
em tudo aquilo que o Homem e o Espírito
constróem em conjunto:
os novos Céus e a nova Terra!
Por Jesus Cristo Ressuscitado, nosso Irmão,
que é Deus contigo na comunhão do Espírito Santo.
Amen.
Image hosted by Photobucket.com
(c) - Jorge Coimbra - 2005