19 setembro 2005

A tua mão

A coisa mais importante do mundo
é o gesto da tua mão a apertar a minha.
Isto significa muito mais que a compaixão,
a hospedagem
ou o pão e o vinho oferecidos.

Porque a hospedagem termina
quando a noite se vai
e o pão só dura um dia.

Mas o toque de uma mão,
o som de uma voz,
vivem para sempre na alma ...
Spencer M. Free

Image hosted by Photobucket.com
(c) - Luís Pisco 2005

13 setembro 2005

Catequistas. Século XXI

O Departamento Arquidiocesano de Catequese, da Arquidiocese de Braga, publicou um material para a formação dos Catequistas. Aí estão reunidos os conteúdos cognitivos nucleares da formação de um catequista, até ao nível médio.
Para além do «saber» e do «saber fazer», a formação do catequista deve promover o «ser»: o seu crescimento na fé.
A utilização deste material formativo está dirigida a três momentos distintos: Curso de Iniciação à Catequese, texto base para o Curso Geral de Catequese e formação permanente pela leitura e consulta dos catequistas.
Este livro, que tem 177 páginas e um índice pormenorizado, está dividido nos seguintes capítulos:

  • História da Catequese
  • Teologia Catequética
  • Psicologia
  • Pedagogia
  • Didáctica
  • A Catequese Activa
É um material que vale a pena conhecer...
Image hosted by Photobucket.com

06 setembro 2005

Doçura da vida...

Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; Nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viram?
A sala ficou toda em silêncio...
Pedro, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica... sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.

A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de Deus em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe, nem mesmo nos melhores açúcares...

Texto enviado pela Fernanda ;-)

Image hosted by Photobucket.com

(c) Paulo Pinto - 2005

29 agosto 2005

O que fazer no «despertar religioso»?

Uma das grandes dificuldades da catequese actual deve-se ao facto de muitos catequizandos, apesar de frequentarem a catequese, não terem dado ainda o «salto da fé», ainda não terem dado a sua primeira adesão a Jesus Cristo.
Mas, «para que os candidatos dêem este passo, é necessário que neles tenham sido lançados os primeiros fundamentos da vida espiritual e da doutrina cristãs: um princípio de fé concebida durante o tempo do pré-catecumenado, um começo de conversão e uma primeira vontade de mudar de vida e de estabelecer relações pessoais com Deus em Cristo e, consequentemente, um primeiro sentido de penitência, a prática incipiente de invocar a Deus e de oração e ainda uma primeira experiência de vida da comunidade e do espírito cristão»(RICA 15).

Para que se possa falar de catequese propriamente dita, o catequizando deve:

- Aderir com firmeza o querigma;
- Mostrar uma conversão inicial a Jesus Cristo;
- Dar o primeiro assentimento de fé;
- Desejar seguir a Cristo;
- Desejar celebrar os Sacramentos da fé.

Agora sim, podemos contar com mais um catequizando...

Image hosted by Photobucket.com

(c) 2005 - Ricardo Martinelli

23 agosto 2005

Desenvolvimento Espiritual

É certo que a espiritualidade está de novo a ser descoberta e valorizada, e em sectores da sociedade estranhos e até afastados da Igreja, o que se calhar até é bom: consegue purificar-se a beleza que existe na relação com a Transcendência das «mesquinhices beatas» e «preconceitos eclesiásticos».
A tomada de consciência de que o ser humano procura uma resposta para as suas questões mais profundas, que não se esgotam num satisfazer de necessidades biológicas, e que superam a simples factualidade do dia-a-dia, lança cada ser humano na busca mais interessante da sua vida...

Image hosted by Photobucket.com

As pessoas que se dedicam a investigar e a teorizar sobre estas áreas (cf. Zohar Danah e Ian Marshall, Inteligência Espiritual, ed. Sinais de Fogo, Lisboa 2005), sintetizam algumas qualidades presentes naqueles que querem progredir espiritualmente:
1 - Praticam e estimulam o auto-conhecimento profundo;
2 - São levadas por valores. São idealistas;
3 - Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade;
4 - São holísticas (capacidade de ver a relação entre coisas diversas);
5 - Celebram a diversidade;
6 - Têm independência (capacidade de lutar contra as convenções);
7 - Perguntam sempre «porquê»?;
8 - Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo;
9 - Têm espontaneidade;
10 - Têm compaixão.