13 setembro 2005

Catequistas. Século XXI

O Departamento Arquidiocesano de Catequese, da Arquidiocese de Braga, publicou um material para a formação dos Catequistas. Aí estão reunidos os conteúdos cognitivos nucleares da formação de um catequista, até ao nível médio.
Para além do «saber» e do «saber fazer», a formação do catequista deve promover o «ser»: o seu crescimento na fé.
A utilização deste material formativo está dirigida a três momentos distintos: Curso de Iniciação à Catequese, texto base para o Curso Geral de Catequese e formação permanente pela leitura e consulta dos catequistas.
Este livro, que tem 177 páginas e um índice pormenorizado, está dividido nos seguintes capítulos:

  • História da Catequese
  • Teologia Catequética
  • Psicologia
  • Pedagogia
  • Didáctica
  • A Catequese Activa
É um material que vale a pena conhecer...
Image hosted by Photobucket.com

06 setembro 2005

Doçura da vida...

Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; Nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viram?
A sala ficou toda em silêncio...
Pedro, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica... sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.

A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de Deus em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe, nem mesmo nos melhores açúcares...

Texto enviado pela Fernanda ;-)

Image hosted by Photobucket.com

(c) Paulo Pinto - 2005

29 agosto 2005

O que fazer no «despertar religioso»?

Uma das grandes dificuldades da catequese actual deve-se ao facto de muitos catequizandos, apesar de frequentarem a catequese, não terem dado ainda o «salto da fé», ainda não terem dado a sua primeira adesão a Jesus Cristo.
Mas, «para que os candidatos dêem este passo, é necessário que neles tenham sido lançados os primeiros fundamentos da vida espiritual e da doutrina cristãs: um princípio de fé concebida durante o tempo do pré-catecumenado, um começo de conversão e uma primeira vontade de mudar de vida e de estabelecer relações pessoais com Deus em Cristo e, consequentemente, um primeiro sentido de penitência, a prática incipiente de invocar a Deus e de oração e ainda uma primeira experiência de vida da comunidade e do espírito cristão»(RICA 15).

Para que se possa falar de catequese propriamente dita, o catequizando deve:

- Aderir com firmeza o querigma;
- Mostrar uma conversão inicial a Jesus Cristo;
- Dar o primeiro assentimento de fé;
- Desejar seguir a Cristo;
- Desejar celebrar os Sacramentos da fé.

Agora sim, podemos contar com mais um catequizando...

Image hosted by Photobucket.com

(c) 2005 - Ricardo Martinelli

23 agosto 2005

Desenvolvimento Espiritual

É certo que a espiritualidade está de novo a ser descoberta e valorizada, e em sectores da sociedade estranhos e até afastados da Igreja, o que se calhar até é bom: consegue purificar-se a beleza que existe na relação com a Transcendência das «mesquinhices beatas» e «preconceitos eclesiásticos».
A tomada de consciência de que o ser humano procura uma resposta para as suas questões mais profundas, que não se esgotam num satisfazer de necessidades biológicas, e que superam a simples factualidade do dia-a-dia, lança cada ser humano na busca mais interessante da sua vida...

Image hosted by Photobucket.com

As pessoas que se dedicam a investigar e a teorizar sobre estas áreas (cf. Zohar Danah e Ian Marshall, Inteligência Espiritual, ed. Sinais de Fogo, Lisboa 2005), sintetizam algumas qualidades presentes naqueles que querem progredir espiritualmente:
1 - Praticam e estimulam o auto-conhecimento profundo;
2 - São levadas por valores. São idealistas;
3 - Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade;
4 - São holísticas (capacidade de ver a relação entre coisas diversas);
5 - Celebram a diversidade;
6 - Têm independência (capacidade de lutar contra as convenções);
7 - Perguntam sempre «porquê»?;
8 - Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo;
9 - Têm espontaneidade;
10 - Têm compaixão.

11 agosto 2005

Ponto da Situação!

Ficam por aqui os postes sobre os direitos humanos.
Começo uma semana intensiva de formação de catequistas, estarei fora.
Quando voltar, devo ter mais ideias a fumegar.

Até já...